Cirugias

Cirurgia de Catarata

A Catarata

Cirurgia é a única solução e recupera a visão de forma eficaz.

Antes e depoisDa Cirurgia
Antes
Depois

cirurgia de catarata (ou operação de catarata) é um procedimento onde o cristalino, que está com uma mancha opaca, é retirado e, logo em seguida, substituído por uma lente sintética transparente, que permite restaurar a visão.

Esta cirurgia pode ser feita através da técnicas cirúrgica mais comum que é a facoemulsificação, popularmente conhecida como FACO.

Qualquer mancha que surge no cristalino é chamada de catarata, porém a catarata mais comum é a chamada de senil, que é consequência do envelhecimento natural do cristalino. Outras causas de catarata são fatores genéticos, congênitos e metabólicos, como diabetes, além de poder acontecer após acidentes na cabeça ou pancadas fortes no olho.

Cirurgia de catarata:

Como é feita, recuperação e riscos

Imagine ter de identificar algo ou alguém através um vidro de carro muito sujo ou embaçado. A imagem parece nebulosa e sem cor. É exatamente esta a visão de pessoas com catarata, definida como a perda da transparência do cristalino, uma lente natural que existe no seu olho. Ao se tornar opaca, ela reduz a quantidade e a qualidade da visão. Considerada a maior causa de cegueira tratável em todo o mundo, a catarata se manifesta em homens e mulheres igualmente, inclusive crianças e idosos, sendo mais predominante neste último grupo.

Facoemulsificação

Neste procedimento é usada anestesia local, pela utilização de colírios anestésicos em que a pessoa não sente dor durante o ato cirúrgico.
No procedimento, o cristalino, que está com a mancha opaca, é aspirado e removido, e então é substituído por uma lente intraocular transparente dobrável, sem a necessidade de pontos, o que permite a recuperação imediata da visão, oferecendo aos pacientes excelentes resultados visuais e refrativos, tudo apenas num tratamento, tornando o doente menos dependente de óculos.
Além disso, uma série de outros aspetos caracterizam a cirurgia por facoemulsificação, designadamente a alta precisão, previsibilidade e reprodutibilidade, tornando esta intervenção cirúrgica mais segura.

Possíveis riscos da cirurgia

A cirurgia de catarata por facoemulsificação à semelhança de qualquer outra operação possui alguns riscos e complicações eventuais que devem ser acautelados.
Os riscos envolvidos na cirurgia são, na sua maioria, a infecção e inflamação, além de cegueira, que apesar de raro, pode ocorrer mesmo quando respeitadas as orientações médicas.
Uma das complicações frequentes é a opacificação da cápsula posterior passados alguns meses ou mesmo anos após cirurgia de catarata. A opacificação ocorre em cerca de 30% dos olhos submetidos à operação de catarata, provocando perda de visão.
Em alguns pacientes a opacidade pode tornar-se bastante densa e provocar diminuição de visão considerável.

Pós operatório na cirurgia de catarata

Durante a recuperação, a pessoa pode sentir sensibilidade à luz nos primeiros dias, além de um leve incomodo, como se tivesse um cisco no olho, no entanto, estes sinais devem sempre ser relatados ao oftalmologista, durante as consultas de rotina para obversão da evolução.
Na cirurgia de catarata são necessários alguns cuidados no pós operatório de modo a evitar complicações.
Após a cirurgia, o doente deverá utilizar colírios conforme indicação do médico oftalmologista, no intuito de evitar infeções ou inflamações e deverá fazer repouso relativo nas primeiras 12 horas, isto é, não deverá sujeitar-se a esforços físicos, evitando complicações no pós operatório.

Na Clínica Alameda

O Procedimento é Indolor

Todos os procedimentos contam com tecnologia de ponta e equipe médica altamente qualificada

A Sua visão não tem preço

Oftalmologistas com mais de 30 anos de Experiência

Centro Cirúrgico Oftálmico

Centro exclusivamente para cirurgia de olhos

Dedicação e experiência

Mais de 2.000 cirurgias realizadas

Volte a enxergar

A saúde dos seus Olhos em 1º lugar.

CURTA A PÁGINA DA CLÍNICA ALAMEDA NO FACEBOOK

Clínica Alameda- Todos os Direitos Reservados - 2019 - www.clinicaalameda.com.br