O que é Degeneração Macular da Idade (DMRI)?

18/02/2022 de Erika Tuany0

A degeneração macular é uma doença da retina que afeta a mácula em que o envelhecimento é a sua principal causa. Contudo, nem sempre o envelhecimento é a causa para a degeneração da mácula. A degeneração macular em jovens e crianças, ou seja numa idade mais precoce também é possível apesar de ser bastante menos frequente que nas pessoas mais idosas.

degeneração macular é uma doença da retina que afeta a mácula em que o envelhecimento é a sua principal causa. Contudo, nem sempre o envelhecimento é a causa para a degeneração da mácula. A degeneração macular em jovens e crianças, ou seja, numa idade mais precoce também é possível apesar de ser bastante menos frequente que nas pessoas mais idosas.

A mácula é uma pequena parte da retina, com um importante papel na visão. É composta por milhões de células sensíveis à luz. Na retina há transformação da luz em sinais elétricos, esses sinais elétricos são enviados através do nervo ótico para o cérebro, onde se efetua a tradução das imagens que visualizamos.

degeneração macular apresenta poucos sintomas nas fases iniciais da doença. Com a progressão da degeneração macular, um dos sintomas comuns é a percepção de um escotoma (mancha) no centro (ou perto) do campo visual. Ao longo do tempo, a área manchada pode evoluir, ou pode desenvolver manchas escuras na visão central. Os objetos também podem não parecer tão brilhantes como, habitualmente, costumavam ser.

A DMRI do tipo seca faz com que os tecidos da mácula fiquem mais finos à medida que as células desaparecem. Acúmulo de resíduos de bastonetes e cones podem produzir depósitos na retina (a estrutura transparente, e sensível à luz na parte posterior do olho) chamados drusa (manchas amarelas). Os dois olhos podem ser afetados ao mesmo tempo na forma seca. Parece não haver cicatrização ou hemorragia ou perda de algum outro líquido na mácula.

A DMRI úmida se desenvolve quando vasos sanguíneos anormais se desenvolvem na frente da coroide (a camada de vasos sanguíneos localizada entre a retina e a camada branca externa do olho, chamada esclera) sob a mácula, deixando vazar sangue e fluidos (daí a descrição de “úmida”). Com o passar do tempo, desenvolve-se um montículo de tecido cicatricial sob a mácula. A forma úmida se desenvolve primeiro em um olho, mas também pode afetar os dois olhos.

 

Tratamento

 

Degeneração macular não tem cura, pois não há tratamento capaz de reverter o dano macular. Existem raras indicações de ingestão de suplementos dietéticos, medicamentos e procedimentos a laser como paliativo para baixa visão.

 

Na DMRI do tipo úmida, medicamentos como ranibizumabe, bevacizumabe, afilbercepte ou brolucizumabe podem ser injetados, esse procedimento chamamos de injeção-invitrea é uma apliação no olho para que os novos vasos sanguíneos parem de vazar. Essas injeções precisam ser repetidas a cada um a três meses, sendo que podem reduzir o risco de perda de visão e ajudar a recuperar a visão para leitura em um terço das pessoas.

 

 


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


CURTA A PÁGINA DA CLÍNICA ALAMEDA NO FACEBOOK

Clínica Alameda- Todos os Direitos Reservados - 2019 - www.clinicaalameda.com.br